06 janeiro 2012

Cairu celebra centenária festa do Reisado de São Benedito

Bookmark and Share
CULTURA



O município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, celebra neste domingo (8) o Reisado de São Benedito, em louvor ao padroeiro da cidade. A Festa é uma tradição do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas. Os negros relembram, através da dança, os seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos.
A fim de conservar a tradição centenária, a prefeitura preparou uma programação especial que começa com uma missa solene em louvor ao santo na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A celebração atrai moradores e turistas em agradecimento aos feitos do santo protetor. Além da programação religiosa, a festa conta com apresentação de diversos grupos folclóricos da região, animando as ruas e praças da cidade.
Após a missa solene, os grupos Reinado, Chegança, Congos, Barquinha, Marujada e Dendoca desfilarão por Cairu mostrando todo o seu colorido e musicalidade, seguidos pela Filarmônica do Centro Popular Cairuense, com 100 anos de história na região. A Fanfarra de Cairu, grupos de capoeira e puxada de rede Samba Nossa Senhora da Penha, de Gamboa, o Samba Quilombola, de Galeão, o Zambiapunga, de Boipeba, e o Boi Malhado, de São Sebastião também estarão presentes na festa. O ponto alto da programação é a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorre na praça central da cidade, em frente ao centenário Convento de Santo Antônio.
São Benedito
O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.
O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império. Em Cairu a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário