16 dezembro 2010

Arquitetura: Fortaleza de Morro de São Paulo e outras

Bookmark and Share

O monumento mais conhecido da região, exemplo especial de arquitetura militar insular, foi construído para a defesa estratégica da Bahia: é a Fortaleza de Morro de São Paulo, de 1624, que durante dois séculos foi um dos pontos estratégicos para a defesa da Bahia, tendo sido a base da esquadra brasileira nas lutas pela independência do estado.
Mais disseminada, a arquitetura religiosa está presente em todas as vilas e cidades da região, onde foi erguida, ao longo dos anos, grandes quantidades de igrejas e capelas. Um dos destaques é o Convento de Santo Antônio, em Cairu, construído em 1654.
Por toda a região, encontramos habitações simples, construídas com base nas tradições indígenas, portuguesas e africanas, e alguns solares coloniais, onde habitaram as famílias mais ricas da região. E, como curiosidade especial, há ainda o traço marcante da industrialização precoce do baixo sul da Bahia, em que desponta o legado da Companhia Valença Industrial, de 1860, uma das primeiras indústria de fiação e tecelagem implantadas no país e a primeira movida a energia gerada por turbinas hidráulicas.

Um comentário:

  1. Morro de São Paulo como sempre, lindo. Em todos os aspectos e sem exceção. Meu refúgio.

    ResponderExcluir