07 dezembro 2010

Cairu dará novo destino ao lixo de Morro de São Paulo e Boipeba

Bookmark and Share
Com o objetivo de discutir a destinação do lixo produzido diariamente nas ilhas do arquipélago de Tinharé, a Prefeitura de Cairu realiza, na manhã de hoje (07), no auditório da Câmara de Vereadores, o I Seminário sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O evento é parte integrante da primeira etapa do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cairu – PGIRS, projeto da Conder, com recursos do Prodetur, implementado deste o final do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do município.
Durante o seminário, os participantes conhecerão o diagnóstico da coleta e destinação dos resíduos sólidos, da limpeza urbana nas comunidades das ilhas, assim como um prognóstico de ações futuras que serão desenvolvidas em 2011.
“Este seminário é mais um passo que a prefeitura dá no sentido de enquadrar o município às exigências da Lei federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica Petrusca Mello, secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo a secretária, a meta do município é implementar a coleta seletiva, com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, nos distritos de Morro de São Paulo e Boipeba, até o final de 2011.
“Além disso, queremos chegar ao final do próximo ano, com um plano de ação para os lixões. Vamos identificar as áreas inadequadas, remove-los para locais apropriados, com redução dos impactos ambientais e promover a recuperação das antigas áreas”, afirma.
Participam do encontro, representantes do poder público, segmentos organizados da sociedade, estudantes, professores, empresários, imprensa local, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário