02 dezembro 2010

Para saber mais: Baixo Sul da Bahia

Bookmark and Share

Municipios que fazem parte do Baixo Sul da Bahia: Valença- Tancredo Neves- Cairu- Taperoá- Nilo Peçanha- Igrapiúna- Camamu- Ibirapitanga- Maraú

A região litorânea do Baixo Sul da Bahia foi uma das primeiras a serem povoadas no Brasil. Por volta de 1530, o português Martim Afonso de Souza, comandante da primeira expedição colonizadora portuguesa, chegou a Ilha de Tinharé. Em 1535, surgiu a vila de Cairu ( um dos primeiros núcleos populacionais do Brasil)e, em 1565, a de Boipeba.
Até o século 19, quase todo o transporte de produtos da região para Salvador era feito por mar ou por rio, com pouca utilização de meios terrestres. Isolados, essas comunidades preservaram muita de sua cultura e tradições, recebendo pouca influencia externa e mantendo sua produção baseada em bens agrícolas.
Na década de 30, começou o período dos leitos rodoviários. Foram construídas as BR 116 (Rio-Bahia) e BR 101 (litorânea), bem como as transversais aos principais eixos Norte- Sul da região. As antigas cidades litorâneas perderam sua função de entreposto comercial, e as rotas costeiras foram, em grande parte, desativadas.
Hoje, cerca de 300 mil pessoas vivem nos onze municípios do Baixo Sul da Bahia. Na zona rural, a população sobrevive da agricultura familiar diversificada, e da cultura dos produtos da região como Cacau, Guaraná, cravo e piaçava. E, nas regiões litorâneas, da pesca e do turismo. A atividade industrial ainda é reduzida, sobressaindo-se apenas algumas agroindústrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário