12 outubro 2011

Morro de São Paulo ganha destaque no Festival Sabores do Dendê

Bookmark and Share


Além das belezas naturais, Morro de São Paulo entra no roteiro gastronômico da Bahia. Dezesseis restaurantes do balneário participam do I Festival Gastronômico Sabores do Dendê. O festival acontece de 9 de outubro a 3 de novembro de 2011, e conta com a participação total de 30 restaurantes, em seis cidades baianas, entre elas, Cairu, Valença, Taperoá, Camamu, Nilo Peçanha e Marau.
No cardápio das delícias preparadas com o dendê, fruto típico da culinária baiana, os chefes de cozinha desenvolveram pratos que dão água na boca de qualquer um. Entre eles, pão de dendê, quiche com massa de dendê, risoto de cordeiro ao molho de dendê, chocolate com dendê e até um sorvete especial. Como não poderia ser diferente, as principais atrações do festival, no entanto, são os pratos com frutos do mar, como o bolinho de moqueca ao molho de coco e a moqueca mista na folha da bananeira.
O dendê é o fruto do dendezeiro, palmeira de origem africana muito comum no litoral baiano. O azeite extraído das suas sementes é utilizado largamente na culinária da Bahia. O azeite de dendê é uma forte natural de vitamina E, tecoferois e tecotrienois, que atuam como antioxidantes. É rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.
O I Festival Gastronômico Sabores do Dendê é um evento organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário