07 junho 2013

Arraiá da Copa em Morro de São Paulo

Bookmark and Share
São João Pé na Areia




                                                         Festas Juninas
 
O São João é comemorado em todo o Brasil, mas é na região Nordeste que a festa tem seu maior público e sua maior expressão. Também é no mês de junho o momento de fazer homenagens a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Pedidos de namoro, bom casamento, chuva, boa colheita, vale tudo nas promessas e nas prendas (lembrem-se: nada de colocar o Santo Antônio de cabeça pra baixo...não é nada auspicioso! Fica a dica.). Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
É tempo de forró, arrasta pé, bombinhas (essa é a prova de fogo , literalmente, para ouvidos sensíveis..) e muita comida gostosa. 

As comidas típicas juninas é um capitulo a parte dos festejos. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Canjica (cural) mungunzá ( canjica), milho cozido e assado, cuscuz, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

No São João não podem faltam a fogueira e as quadrilhas- dança típica das comemorações juninas , licores dos mais variados sabores – Jenipapo é o clássico- e o forró pé de serra para o arrasta pé. 

  Em Morro de São Paulo, mais um ano de São João. Esse ano é o “Arraiá da Copa” em referência a Copa das Confederações que acontece no mesmo período e , claro, um esquenta para o próximo ano. A Festa,  na Praça principal de Morro, tem música, barracas de comida típica e muita animação. Não deixe de participar. Programe-se desde já reservando a hospedagem 
( www.morrodesaopaulo.com.br) e comprando as passagens. “Arruma a mala aí!’ Viva São João!

Nenhum comentário:

Postar um comentário