25 outubro 2013

Morro de São Paulo recebe o Campeonato Brasileiro de Polo Aquático de Praia

Bookmark and Share






Circuito Open de Polo Aquático reunirá cerca de 200 atletas de vários estados.

Local de históricas disputas navais entre portugueses e holandeses, além de refúgio de piratas do século XVI e XVII, Morro de São Paulo recebe mais uma vez em suas águas uma nova batalha, desta vez, entre baianos, pernambucanos, paulistas, cariocas, brasilienses e catarinenses. Mas desta vez, a disputa é esportista, é o Circuito Open Correios de Polo Aquático, o campeonato brasileiro de praia da modalidade, que pela primeira vez será realizado na Ilha de Tinharé.
A Bahia, mais uma vez, recebe a oportunidade de sediar um evento nacional de esportes aquáticos, e mais uma vez no mar. A praia de entrada de Morro será o campo de jogo dos atletas que vem em busca do tão cobiçado troféu, além da oportunidade de conhecer de perto um lugar histórico e paradisíaco.
O evento integra o calendário oficial de atividades da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e durante os dias 25, 26 e 27 de outubro receberá 12 equipes de todo o Brasil, com um total de 200 atletas da categoria adulto.
A adaptação do esporte em águas marinhas trouxe uma alteração no tempo da partida, que em piscinas convencionais é de quatro tempos de oito minutos. Realizado na praia, são também quatro tempos, porém, cada um é composto de apenas cinco minutos. A seu favor, a prática do esporte no mar tem o fato dos atletas flutuarem melhor em águas salgadas, fora o estímulo visual e emocional ao jogar em uma das mais belas paisagens brasileiras. Em contrapartida, o jogador deve ficar atento no caso de correnteza, cuidar para não entrar sal nos olhos e para não ser atingido por algum elemento inesperado, como águas-vivas ou caravelas.
A praia da entrada de Morro possui condições ideais para uma partida de polo aquático: dimensões de campo 30 x 20m, profundidade 2,2m, águas tranquilas como de uma piscina, e claro, um bom público para torcer e vibrar com as partidas.
Estima-se que durante os três dias de campeonato, aproximadamente 10 mil pessoas estarão circulando pelo atracadouro de Morro, confirmando a importância do diferencial da prática do esporte em praia, sendo difundido a um público muito maior do que o praticado em piscina convencional. Entre os representantes baianos, a equipe do Aceb-BA, que treina na Academia Cavalo Marinho (Clube Bahiano de Tênis) aparece entre os favoritos.
O nível do evento deste ano promete ser altíssimo, inclusive, com a participação de atletas da seleção brasileira, como Adhara Lavatori, que recentemente estava disputando o Mundial de Desportos Aquáticos em Barcelona. “A gente tinha outra competição pra disputar em piscina, mas optamos por jogar este campeonato de praia em Morro de São Paulo, por toda a inovação que representa, e por ter bom público. Estamos motivadas.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário